Update Bar

Pesquisa personalizada

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Welcome to Our Tribe!!!

"I’d like to invite you to join a members-only tribe. A tribe for marketers, for
leaders, for those focused on building communities or creating products or
spreading ideas." Seth Godin in Tribes: We need you to lead us


"Thus, the credo of tribal marketing is that postmodern people are
looking for products and services that not only enable them to be freer, but can
also link them to others, to a community, to a tribe: products and services that
not only have a use value but also have a linking value"
Bernard Cova, The
postmodern explained to managers: implications for marketing (1996)


Seth Godin (mais uma vez…) afirma no Blog que extraiu uma grande lição de Marketing das eleições Norte-Americanas: fazer marketing para tribos, nichos, pessoas com interesses afins resulta.
Outras lições, todas extraídas de um post de Seth Godin, podem ser assim resumidas:

- Histórias são importantes. Pessoas compram produtos/serviços/marcas que contam histórias. É da natureza humana.

- Os media não têm o mesmo poder de influência, porém é importante na disseminação das histórias, porque mesmo assim, ainda sabem muito bem contá-las.

- A TV já não resulta e as pessoas assistem apenas quando querem e têm tempo, mas quando têm mesmo um objectivo específico vêm na net e espalham a mensagem. O objectivo de uma marca é fazer um vídeo interessante para a internet que os consumidores escolherão ver e divulgar.

- Permissão é tudo no mundo do marketing. Ser invasivo pode ser fatal.

- Marketing é tribal, fé preciso comunicar para nichos de pessoas envolvidas com os mesmos interesses, conecta-las, tornar-se uma delas. Godin afirma que McCain escolheu Palin para obter a tribo que simpatizava com Rove e Bush. E Godin insiste neste item: criar novas tribos é mais caro, mais moroso e arriscado do que criar ligações com uma tribo já existente.

- É importante motivar os consumidores comprometidos e é mais fácil do que angariar novos elementos para a Tribo - É mais simples convencer os aliados do que argumentar com os inimigos.

- Estratégias de ataque não funcionam. Pessoas repudiam as estratégias de ofensa aos concorrentes. Foi por essa razão que não resultaram na campanha eleitoral, pois a tribo que Obama construiu identificava-se com ele. Atacá-lo era como se os atacasse a eles. Eles “levavam a peito” as ofensas e isso a sua indignação levava-as a dar mais apoio a Obama com doações e maior afluência.

- Temos o que merecemos: quando compramos um produto, também compramos o seu marketing. Quando alguém compra algo por telefone, terá mais empresas de telemarketing a telefonar; se comprar mais gás eles vao construir mais gasolineiras. Os marketeers são pessoas simples… Fazem o que vende!

Sem comentários: