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quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Branding Experience


Branding Experience, ou em português - experimentar a marca, é uma técnica que pretende atingir o consumidor de forma alternativa e absoluta, com acções de interacção entre as pessoas e a marca, tentando fazer com que o consumidor se lembre da marca, “que o faça sentir, emocionar, pensar, relacionar e agir” Elise Calvo (2007)

As formas de promover experiências de marcas com os consumidores têm-se multiplicado, mas certamente quando se trata o meio mais poderoso é, sem dúvida, a internet, especialmente seus formatos de rich media que possibilitam gerar acções nas quais os cibernautas interajam profundamente com as marcas

De facto, segundo os especialistas da área, há 2 regras fundamentais para fazer brand experience na web: oferecer experiências inusitadas e promover acções diversas com vários momentos na navegação.

Conceitos para realizar Branding Experience:

Cultura - um relacionamento experimental com um consumidor exige um conhecimento das suas necessidades, das tendências culturais e conhecimento do que vai acontecer no futuro.

Tecnologia – se o público-alvo de um produto/ serviço está habituada a lidar com tecnologia diariamente é preciso abordá-la por esse meio. Para comunicar na linguagem digital deles, para agrada-los e criar ligações, as empresas têm que encontrar nova tecnologia que ajude a contar, da melhor maneira, a história da sua marca.

Criatividade - não é suficiente dizer aos consumidores os benefícios e características técnicas do produto. Para criar uma verdadeira conexão há que encaminha-los numa jornada para eles descobrirem a sua história da marca, há que passar da simples estratégia para a criação e divulgação da História da marca.

Como escreveu Seth Godin no seu livro As Mentiras do Marketing – o poder de contar histórias verdadeiras num mundo onde mentir é lucrativo, todos os consumidores têm uma cosmovisão – aquilo que acreditam, os seus valores, as suas necessidades, normas, ideias e pressupostos – e o objectivo das marcas é responder a uma determinada cosmovisão, estudar o consumidor e descobrir um produto que o satisfaça.

No seguimento desta ideia, os profissionais de marketing são apenas os fornecedores de histórias nas quais os consumidores optam por acreditar.

Neste momento estão a questionar-se, muito provavelmente, sobre a ligação entre estas ideias e o Branding Experience. Sinceramente também estou um pouco confusa e está a ser difícil arranjar o texto de forma a correlacioná-las. E isto foi apenas para distrair os leitores, enquanto eu pensava na volta que ia dar ao texto… Continuando:

“A Brand serve também como processo de avaliação de compra de um produto — os atributos intangíveis e valores que a marca oferece desempenham papel diferenciador, que ultrapassam os atributos obrigatórios dos produtos. A Brand vai além dos formatos convencionais de media, pois nesse tipo de estratégia também podem ser consideradas as personalizações de páginas e de conteúdos e a possibilidade de download de arquivos pelos usuários, gerando uma interatividade.”

Vantagens:

- Cria um relacionamento mais próximo com os consumidores
-Quando bem aplicado este conceito não precisa de um elevado orçamento
- Torna as mensagens de comunicação de marketing mais facilmente apreendidas- Facilita a fidelização do cliente


Desvantagens:

- A proximidade constante que a marca tem de ter junto do consumidor torna mais fácil o cometer erros, e como tal também torna esses erros mais graves aos olhos dos consumidores




Um Bom exemplo de Branding Experience é o serviço que a Nike oferece no seu site, que permite aos utilizadores personalizar o seu calçado e encomendá-lo. Visitem: NikeID!

(Fontes: Link & Link & Link)

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