Update Bar

Pesquisa personalizada

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

EMBOSCADAAAAAAAAAAAAAA!!!

Marketing de Emboscada é uma estratégia usada por empresas para promover a sua marca em eventos sem ter que o patrocinar.

O Marketing de Emboscada é oportunista. O objectivo é aproveitar as situações que permitem marcas/produtos obter mais exposição a um custo mínimo.nem que por vezes isso implique ir directamente para a boca dos leões e bater contra um concorrente que domina o evento e que o patrocina. Exige muitas vezes acções de guerrilha como táctica.

A estratégia, para qualquer marca que queira promover-se, é procurar um local onde exista grande concentração de pessoas e tentar ocupá-lo e divulgar a sua mensagem.
O contexto também é de extrema relevância. Vender é mais natural e convincente quando acompanha o momento que é constituído pelo ambiente envolvente e as notícias/tendências actuais. A Marca tem que se “encaixar” no local.

Querem exemplos?
Qual a marca de cerveja que patrocinou o Rock in Rio?
Pensem bem...

Se disseram Super Bock estão completamente errados. A sagres teve o título de cerveja Oficial do evento e investiu aproximadamente 4 milhões de euros só em publicidade, sem contar, logicamente, com o valor que pagou para ser patrocinador.

Por que é que pensaram super bock? (quem nao pensou é favor passar para a frase seguinte e shhhh!)

Porque a Super Bock Preferiu investir numa acção de Marketing de Emboscada e ocupar toda a zona envolvente do Rock in Rio. Desta forma, todas as pessoas que passaram nas rendondezas, ou que esperaram na fila para entrar, foi a cerveja de sabor autêntico que viram ou beberam. Por esta razão a Super Bock é a 3º marca mais recordada do Rock in Rio!
Apelo à sagres: Da próxima vez enviem o cheque de 4 milhões para o Ipam de Matosinhos com o meu nome. Obrigado!
Ipam eu prometo que reservo algum dinheiro para resolverem o problema de canalização e humidade existente.

Podem ver no Link a notícia sobre o processo Judicial que a Sagres colocou à Super Bock por esta fazer uma alegada campanha de marketing de Emboscada no Euro 2004.

A isto sim, eu chamo Marketing Inteligente!
E os Chineses devem achar o mesmo, já que nos Jogos Olímpicos cercaram toda a zona, para proíbir estas acções, com a Polícia de Intervenção!

(Fontes: Link & Link & Link)

Sem comentários: