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domingo, 25 de janeiro de 2009

MARKETING VIRAL!!!



Segundo o autor Joaquim Hortinha (2001), marketing Viral é uma ferramenta essencial do e-marketing. É o processo de criação de uma campanha de marketing eficaz, que pode ser adoptada e levada a cabo pelos visitantes ou subscritores da sua e-newsletter. O marketing Viral é uma técnica que permite que uma informação possa ser espalhada como um vírus, através de vários meios da Web, podendo assim chegar a uma audiência quase infinita de utilizadores. A técnica é também designada por “Word of mouse” em analogia como “Word of mouth”.


Vantagem:
- Os outros irão suportar o custo do marketing


Desvantagem:
- Não se controla quem recebe a mensagem, não se sabe quem é o target, sendo os resultados práticos muito difíceis de medir


Estratégias:
- Sugerir aos receptores da mensagem que divulguem o seu conteúdo
- Conteúdo convincente, que atraia a mais vasta gama de pessoas ou um nicho de mercado



Numa entrevista Luís Novais Presidente do Grupo Vector21.com (2001) esclareceu que o Marketing Viral é a mais poderosa forma de disseminar uma ideia, produto ou serviço. De uma forma geral, consiste em criar uma mensagem com conteúdo que possa ser absorvido pelas pessoas que entrem em contacto com a mensagem. O conteúdo tem que ser contagioso como um vírus, ou seja, tem que ser suficientemente apelativo para que as pessoas o passem adiante. Se assim for, a ideia passa a ser naturalmente disseminada pelos utilizadores, multiplicando-se a grande velocidade. Daí a metáfora: A mensagem progride como um vírus.

Para Luís Novais o Marketing Viral pode ter vantagens e desvantagens como:

Vantagens:

- Acção imediata: ao receber uma mensagem de e-mail, o utilizador pode imediatamente interagir com a ideia, através de um simples click.

- Duplicação fácil: ao contrário de outras formas de marketing directo, o e-mail tem um valor acrescentado de duplicação na medida que os utilizadores podem reenviar as mensagens que recebem de forma simples e automatizada. Existe melhor maneira de divulgar a muitos amigos algo que se achou interessante? Este factor aumenta de forma espantosa o impacto das mensagens dos emails.

- Relevância: num mundo onde a publicidade nos invade a todo o instante, decidir sobre que informações ler, ou sobre que produtos ou serviços adquirir é cada vez mais difícil. Na verdade já nos estamos a tornar ‘imunes’ a tanta publicidade, criando mecanismos para nos afastarmos cada vez mais de todo esse ‘caos’. O efeito ‘zapping’ já não é um privilégio da televisão, faz parte de nosso quotidiano e atinge as nossas caixas de correio electrónico. Também fazemos “zapping” filtrando mensagens que temos interesse e apagando outras que não temos.

Desvantagens:

- O desenvolvimento de campanhas como esta pode ser muito mais ‘manhoso’ do que em campanhas tradicionais. Por exemplo, pode ser uma tarefa difícil, ou quase impossível, interromper uma campanha viral caso algo dê errado. Uma má ideia divulgada viralmente pode ter efeitos catastróficos. Nada pode ser deixado ao acaso, sob o risco de um mero descuido se propagar sem qualquer controlo.


DIESEL XXX

Para celebrar seus 30 anos, a marca Diesel organizou uma série de festas que aconteceram no dia (11/Outubro/08) em dezassete cidades ao redor do mundo: Tóquio, Beijing, Dubai, Atenas, Helsínquia, Amesterdão, Barcelona, Copenhaga, Milão, Munique, Paris, Oslo, Estocolmo, Zurique, Londres, São Paulo, Nova Iorque.As festas contaram com nomes como M.I.A., Hot Chip, N.E.R.D., Lindstrom, New Young Pony Club, Sam Sparro, Soulwax, Bloc Party e Mark Ronson.

Mas o que mais atraiu a atenção de quase todo mundo, que entrou na Internet nas semanas anteriores ao evento, foi o vídeo promocional da festa, que prometia um espectáculo invulgar. Produzido pela The Viral Factory o vídeo tinha intervenções de desenhos toscos em cenas de filmes porno do anos 1970. Este vídeo já se transformou em viral, e foi amplamente divulgado em blogs e no Twitter. Mas o que se calhar ainda não sabe, é da URL secreta da Diesel que simula hiperligações e mostra lojas que venderão uma edição especial limitada de jeans por 30 euros





DOVE

Campanha Dove: Devido aos media e às influências da vida quotidiana, as raparigas de todo o mundo querem ser mais magras, mais altas, mais loiras, terem um peito mais definido. O fundo Dove para a Auto-Estima ajuda jovens raparigas a superar esses ideais limitativos ao colocar o mundo da beleza no devido contexto.
Há já demasiado tempo que a beleza é definida por estereótipos limitados e sufocantes. Mulheres de todo o mundo disseram que está na hora de mudar tudo isto.a Dove concordou. Porque acredita que a beleza real pode ter várias formas, tamanhos e idades. É por isso que iniciou a Campanha por Beleza Real.

A Campanha Global Dove por Beleza Real tem por objectivo mudar o status quo e oferecer em seu lugar uma visão mais alargada, mais sã e mais democrática de beleza. Uma visão de beleza que todas mulheres possam alcançar e desfrutar todos os dias.

Evolution



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