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terça-feira, 27 de janeiro de 2009

ME2U




«O melhor exemplo de marketing O2O são os namorados porque dizem aquilo que o outro quer ouvir e quando não dizem há pequenas discussões. As pessoas vivem uma para a outra e cada uma "vende" aquilo que tem para vender e a melhor maneira de vender é sabendo, porque já estudou, aquilo que o outro compra» Eduardo Madeira Correia


Marketing One-to-One (O2O) sempre existiu, mas a Internet despertou-o em grande massa. O2O é um marketing personalizado que procura dirigir-se a cada um dos consumidores, aproximando-se assim das suas necessidades específicas. No fundo, é uma técnica de marketing cujo segmento é uma pessoa, um consumidor, ou um potencial cliente.
Conhecer o perfil do consumidor é o objectivo desta técnica, podendo assim oferecer-lhe os produtos/serviços que o satisfaçam e se adeqúem a ele. Na opinião de Eduardo Madeira Correia, "o marketing O2O é o supra-sumo do que as pessoas do marketing gostam de ter. O marketing é, fundamentalmente, conhecer bem o consumidor para satisfazer as suas necessidades. A melhor maneira de o conhecer é poder falar com um de cada vez - isso é o que um cabeleireiro faz, muitas vezes, quando pergunta como quer o cabelo, se mais comprido ou curto. Isto é marketing O2O".

A satisfação das necessidades do consumidor, através de um serviço personalizado que oferece os produtos adequados ao seu perfil, ajudam a estabelecer uma relação de confiança e lealdade com a empresa. O cliente sente-se feliz por saber que aquela empresa conhece os seus gostos, interesses e oferece-lhe precisamente aquilo que precisa.



One-to-One por Don Peppers e Martha Rogers


O livro The One-To- One Future de Peppers e Rogers (1993) apresenta conceitos pioneiros e revolucionários de marketing one-to-one:

- Participação do Cliente: Em vez dos profissionais de marketing investirem em campanhas tradicionais, com vista a aumentar o lucro devem dar mais atenção à participação do cliente usando o marketing one-to-one.


- Retenção versus aquisição de Clientes: Custa 5 vezes mais adquirir um novo cliente do que reter um já existente. A ideia dos autores é reduzir a perda de clientes anuais, reduzindo assim as despesas e aumentando ou mantendo os lucros


- Lei de Compras Repetidas: Se um cliente for fiel e adquirir sempre os produtos/serviços de uma empresa, os lucros aumentam. Os custos indirectos associados a cada compra diminuem, quando o custo de marketing a um cliente fiel diminui


- Diálogo com o Cliente: “No futuro one-to-one, não será importante quanto sabe sobre todos os clientes, mas quanto sabe sobre cada um dos seus clientes”. O Objectivo é comunicar com cada um dos clientes e agir de acordo com o que eles dizem, a fim de construir relacionamentos confiáveis e fiéis.



Vantagens:
- Maior facilidade de identificação do segmento alvo, utilizando toda a informação fornecida activamente pelos clientes, bem como todo o histórico de contactos que o cliente teve no site da empresa
- Maior profundidade no relacionamento entre a empresa e o cliente, dado o maior conhecimento que esta possui do cliente
- Menor custo dos contactos via e-mail ou através do site, do que no caso de os contactos serem pessoais, por correio ou telefone


Desvantagem:

- Está 100% dependente da recolha e tratamento de informação, sem informação válida não pode ser aplicada.



Exemplos:


A Dell Computers é um exemplo bem-sucedido. Mediante acordo com seus fornecedores, que devem abastecê-la com componentes em até 15 minutos em qualquer uma de suas bases, a empresa é capaz de vender um computador que ainda não foi fabricado e entregá-lo rapidamente personalizado em conformidade às especificações do cliente

A Tesco não se utilizou de uma abordagem tradicional de criar os novos serviços – seguro e viagem - e divulgar entre os seus milhares de clientes, mas, em vez disso, através do conhecimento de cada um de seus clientes, criou produtos que satisfizessem suas necessidades específicas.

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