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quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Marketing Experiencial

O Marketing Experiencial é uma disciplina do marketing que explora todos os pontos de contacto entre os produtos e os consumidores, de forma a provocar experiências inesquecíveis, que os agarrem e fidelizem.No ambiente altamente competitivo em que vivemos, já não basta satisfazer as necessidades dos clientes. É necessário surpreendê-los, deslumbrá-los, para que voltem vez após vez. Por isso, o Marketing Experiencial, que aposta fortemente nas relações com o cliente, tornou-se numa das principais
Marketing experiencial não é mais do que a livre interacção entre a marca e o consumidor que é sensível aos valores da marca, Impactante, memorável e capaz de generar, uma boa e duradoura relação.

Muitos autores afirmam que estamos perante uma revolução. O marketing tradicional já não surte os efeitos desejados que o marketing experiencial tem conseguido, na transmissão ao consumidor de uma mais-valia que é a experimentação.

“A Basic device of all scientific disciplines is the controlled experiment. Andin many areas a great deal of the extant knowledge has been derived through experimentation” E. J. Davis (1970)

Bernd Schmitt criou este novo conceito de marketing em 2001. Segundo o autor a ideia surgiu-lhe a partir dum patinho de borracha que furtou de um Hotel onde esteve instalado no Oriente. O hotel já estava preparado para estes pequenos furtos, pois muitos hóspedes o faziam e mais tarde olhavam para ele como um souvenir. E aqui surgiu o Marketing de experiências para Bernd Schmitt.

Partindo do pressuposto que o cliente é emocional, Schmitt revela no seu livro um conjunto de formas de atrair, actuar, suscitar o interesse e a atenção no consumidor, proporcionando experiencias que criam sensações e desenvolvem sentimentos positivos para este.


Tipos de Experiencias:

- Os sentidos
- Os Sentimentos
- O Pensamento
- A Acção
- A Identificação

Um estudo da companhia MyVoice, realizado em 2004, revela que o marketing experiencial obtém melhores resultados que o Marketing nos meios tradicionais:

- 97% Considera a habilidade na resposta do Staff, importantíssima;
- 83% Afirma que o marketing Experiencial é mais pessoal que outras formas de publicidade
- 89% Prefere experimentar o produto antes de comprar
- 85% Considera que o uso dos sentidos é importante
- 58% Acredita que o Marketing Experiencial encoraja a compra
- 73% Afirmam obter melhor conhecimento da marca após uma campanha de Mkt Experiencial
- 64% Considera que após uma campanha de Mkt Experiencial contou a algum amigo sobre esse facto

Perante o estudo conclui-se que os consumidores necessitam de algo que acreditem, que atribuam valor, que lhes seja explicado e lhes seja dado a experimentar. O Marketing experimental provoca acções memoráveis, interactividade e comunicação cara a cara, oferece a possibilidade de experimentação anterior a compra, provocando a compra e a possível transmissão a familiares, amigos, conhecidos (Buzz Marketing), fazendo uma boa publicidade à marca.


Vantagens:


- diferenciação e valorização face aos concorrentes- Lugar mais marcado na mente dos consumidores

Desvantagens:


- elevados custos de promoção

Bons exemplos do Experience Marketing são as marcas presentes no Rock in Rio, que se apresentam em Stands com promotores e merchandising onde o público-alvo se pode divertir com as actividades propostas em cada uma delas.A Vodafone é um bom exemplo disso.
A Vodafone está desde o início com o Rock in Rio. Pedro Caldas, manager dos Patrocínios, explicou à que “A intenção é proporcionar aos nossos clientes experiências únicas, irrepetíveis, e que os marquem”. Para isso foram criadas diversas iniciativas, como por exemplo o espaço Yorn Vinyl, com um disco giratório. Os participantes neste desafio tinham que conseguir estar o maior tempo possível em cima da roda. Os vencedores receberam carregamentos de 20 euros. Na Pista de Neve, o público é convidado a experimentar a adrenalina de descer numa bóia a rampa de neve natural. O Best Seat Vodafone oferece uma vista privilegiada para assistir aos concertos, mas não é para todos. Usufruiram dela os vencedores do passatempo Corrida de Sofás. Para além da referida vista, tiveram direito a tratamento VIP e bar aberto.

Para além destas iniciativas, existia no recinto uma loja Vodafone com 80m2, com postos de demonstração e comercialização de produtos. Promotores da marca circulavam pelo recinto distribuindo brindes. E por falar em brindes, os sofás insufláveis da Vodafone foram o objecto mais cobiçado do evento “Os sofás surgiram em 2006 e foram logo um sucesso. As pessoas passam muito tempo de pé e nós oferecemos a possibilidade de assistir aos concertos com mais comodidade”, explica Paulo Caldas.


Paula Roque, da Révigres, parceiro exclusivo de cerâmica, responsável pela decoração de espaços como as instalações sanitárias, tenda VIP e espaço Kids, referiu como a marca se apresentou no evento. “Cada área de casa de banho dispõe de um mosaico alusivo a um tema: desflorestação, degelo e desertificação. As pessoas são convidadas a escreverem uma mensagem sobre ''O que farias por um mundo melhor?''”.

Na Tenda Vip, a Revigrés decora os WC''s e o balcão do bar. Já no Espaço Kids, a marca ofereceu pins das suas colecções de autor.A Axe levou ao Rock in Rio um dos “stands” mais imaginativos do evento. Joana Salgado explica o conceito. “A ideia é reproduzir o efeito AXE, que um homem banal se usar o desodorizante deixa as mulheres loucas”. A marca recrutou um comboio da antiga Feira Popular, e reproduziu pelo circuito os fetiches dos homens. Só no primeiro dia, fizeram esta viagem mais de 4800 pessoas.

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