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quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PUNK MARKETING






Ficaram Chocados? Desviaram o olhar ou fizeram cara de assustados e incrédulos ao verem o vídeo? se a Resposta é SIM, os profissionais de Punk Marketing festejarão e gritarão "MISSION ACCOMPLISHED!"

São estes os fundamentos de Punk Mkt - Chocar, Ousar, Arriscar, Desafiar, Transgredir!

Richard Laermer e Mark Simmons (2008) in Punk Marketing: join the revolution,acreditam que o marketing Tradicional morreu quando surgiu o comando da televisão que deu origem ao zapping e o Tivo (em Portugal Zon e MEO) que permite gravar os programas de Tv sem anúncios. Depois a internet veio permitir o acesso livre a informação sobre os produtos, partilha de opiniões e comparação rápida de preços. Tudo isto foi arruinando a comunicação das marcas.
Desta forma, os autores defendem que o poder passou para o lado dos consumidores por isso o marketing precisa de um “grito de revolta” contra a tradição e as convenções.
Assim surgiu o Punk, baseado nos 15 itens seguintes:


1. “Evite o Risco e morra – em tempos de mudança o maior risco é não correr riscos


2. Por que não perguntar “por que não?”? – Opiniões são apenas isso. Tudo o que se assume são apenas meias-verdades ou generalizações que apenas servem uma razão prática, mas agora só dificultam as resoluções criativas

3. Assuma uma posição forte – tentar ser tudo para toda a gente resulta em falta de interesse de toda essa gente


4. Não ceda aos clientes – os clientes são importantes mas não estão necessariamente correctos

5. Não seja controlador – Os consumidores agora controlam as marcas. Os marketeers inteligentes reconhecem isso e aceitam-no em vez de lutarem contra a poderosa verdade

6. Exponha-se – as relações verdadeiras entre marcas e consumidores são construídas com base na honestidade


7. Faça inimigos – Todas as marcas precisam de se posicionar contra outras


8. Deixe-os a querer mais – Evite a tentação de revelar tudo de uma vez. Como os mestres disseram: você não lhe ensina tudo o que sabe. Você ensina-lhes tudo o que eles sabem.


9. Pense mais que a concorrência – pense melhor que os outros gajos. Não se ceda à tentação do dinheiro fácil e de gastá-lo facilmente


10. Não se deixe seduzir pela tecnologia – Os media não são mais a resposta. a resposta é a mensagem!


11. Conheça a sua marca – se não perceber em que é que a sua marca é boa pode ser tentado a tentar ser o que não é.

12. Seja claro – chegue ao ponto. Expresse-o de forma simples e clara. “Things should be made as simple as possible, but not any simpler.”


13. Não deixe os outros decidirem o que a sua marca é – desculpe dizer isto mas o bom já não significa nada e o medíocre gera mais danos do que não fazer nada.


14. Use ferramentas de revolução – Escreva o seu próprio manifesto e lembre-se sempre dele quando precisar

15. …? – Aqui é onde pode ajudar. O objectivo desta revolução é torná-la interactiva e não numa ditadura: por isso diz-nos o que pensas que este ponto poderia ser.”


Vantagens:
- Capacidade de atrair o consumidor pela sua irreverência e excentricidade;
- Baixos custo de publicação, normalmente são vistas na internet
- Criativa e completamente out of the Box

Desvantagens:
- Campanhas de curta duração;
- Agressivo
- Pode ferir susceptibilidades ou não ser compreendido



1 comentário:

Anónimo disse...

nós temos uma escolha eles tambem!
podem escolher lutar, ao invés de se curvarem à manipulaçao dos Grandes!