Update Bar

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Odor nos Telemóveis



A empresa alemã Convisual e o Institute of Sensory Analysis and Marketing Consultancy de Göttingen (ISI) acabou de patentear a tecnologia de envio de odores e cheiros para o telemóvel. Serão cerca de 100 odores disponíveis no chip, incluindo cheiros bons e maus.

De acordo com o site EETimes, a tecnologia está a ser desenvolvida há oito anos, e prevê-se que seja lançada em 2010. “As pessoas poderão enviar o cheiro da praia e do sol para os seus amigos quando estiverem de férias. Até mesmo cheiros como canela do Natal são uma possibilidade”, referiu Sandra Wiewiorra a porta-voz da Convisual, ao site The Local.

As empresas declararam que outras companhias, como a japonesa NTT e a Motorola, já mostraram, desenvolveram e patentearam projectos parecidos, que envolviam cheiros e odores em aparelhos móveis.

Estes chips não serão caros, mas os utilizadores que receberem as mensagens deverão ter um telemóvel compatível com essa função para receber os odores. Estes odores também poderão ser utilizados em publicidade ou até em jogos. Tanto a ISI como a Convisual estão em negociação com diferentes empresas de telemóveis.

Também a Siemens anunciou recentemente que vai lançar um telemóvel que avisa os utilizadores quando estes têm mau hálito ou cheiros desagradáveis. Através de um chip muito fino, que não chega a atingir um milímetro de espessura, para detectar os odores e até medir níveis de gases atmosféricos.


Atenção consumidores e utilizadores de Telemóveis!


Surgiu um novo aviso de chamada nos telemóveis chineses!!! Adeus vibracall, adeus toques polifónicos, adeus musiquinhas da moda! Nasceram os “smell tones” ou “toques perfumados” - o telemóvel liberta uma fragrância quando alguém lhe liga.
Com esta tecnologia desenvolvida por Keitai KunKun (nome feminino) o utilizador pode ter como “toque” de telemóvel a sua fragrância favorita e sentir o odor cada vez que recebe uma chamada ou uma mensagem.

Agora é so esperar que estas tecnologias cheguem a Portugal. Se preferirem esperar sentados aconselho a terem uma televisao perto, muitas revistas e snacks... É que isto ainda pode demorar algum tempo...


(fontes: link1; link2; link3)

Sem comentários: