Update Bar

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FEIRA DO EMPREENDEDOR 2008

A 11º edição da Feira do Empreendedor decorreu no centro de congressos da Alfândega do Porto, nos dias 13,14 e 15 de Novembro. Este evento, organizado pela ANJE com o apoio do Instituto Português do Emprego, pretendia promover uma exposição dos negócios em Portugal.
Tomei a decisão de ir visitar a feira no dia 13 de Novembro, por pura curiosidade. Houve algumas empresas que me chamaram a atenção e das quais gostaria de falar.


SEGWORLDWAY – Move your Brand!

A segworldway Dynamic Mobility é uma empresa, fundada em 2008 por Carlos Jordão Almeida, antigo aluno do IPAM, que desenvolve e executa todas as acções de publicidade móvel potenciando as marcas através de um meio original – o segway.
Como factores críticos de sucesso da empresa - a integração vertical e as excelentes relações com os stakeholders - permite que a segworldway ofereça um parque de segways praticamente infinito e com a qualidade e prazos exigíveis de uma empresa líder para acções pontuais, semanais, mensais ou anuais.
Segundo a empresa, pode-se comprovar pela apresentação dos seus serviços, que a segworldway decidiu integrar todos os processos e competências desde o desenvolvimento ao controlo de uma acção de streetmarketing, garantindo a todos os clientes uma qualidade e prazos que os distinguem dos concorrentes.
A empresa surge no mercado para confirmar o conceito de segways como verdadeiro Brand Transporter.


Serviços:

- Aluguer de segways
- Caracterização de segways
- Street marketing
- Impressão em Vinil
- Recrutamento RH
- Caracterizações especiais



Na feira esta empresa esforçou-se bastante e conseguiu sem dúvida uma maior notoriedade em relação às outras. Apresentava uma pista de segways à entrada da feira, onde qualquer pessoa podia “dar uma voltinha”; o expositor era apelativo, dotado de cores fortes, pista de segways e bastantes promotores. O criador da empresa era muito simpático e prontificou-se a responder a qualquer dúvida e a contribuir para o meu "trabalho de investigação", cedendo informações sobre a empresa e material promocional.
Respondeu à minha dúvida acerca dos preços deste meio de comunicação, apressando-se a realizar e imprimir uma proposta de orçamento para 2 dias de publicidade utilizando 2 segways, incluindo os serviços desde a criação da publicidade até à sua divulgação.






HOLMES PLACE / TECNINET

A Holmes Place e a Tecninet criaram uma parceria na Feira do Empreendedor para testarem uma nova tecnologia: Marketeye technology for bluetooth and infrared marketing campaings.
Com um dispositivo, igual ao da foto, presente no expositor da Holmes Place, os visitantes poderiam participar e ganhar prémios no ginásio.

Através do telemóvel estabelecia-se ligação com o dispositivo por bluetooth, seleccionando o dispositivo denominado ANJE e marcando o código 0000. Neste momento, nos computadores da Tecninet, era recebida a informação da conexão do participante e respectivo número de telemóvel, para onde a empresa enviava uma imagem que correspondia a um código. Após a recepção deste, o participante dirigia-se ao expositor da Tecninet, onde um aparelho lia o código da mensagem e emitia um talão com o respectivo prémio. Talão esse que era entregue no expositor da Holmes Place (que não era assim tão próximo do outro). Aqui o promotor pedia gentilmente ao participante que preenchesse um pequeno formulário que continha questões de ordem pessoal sobre a condição física, razão pela qual gostaria de frequentar um ginásio e dados pessoais. A este questionário era anexado o talão de prémio e aos participantes era dado um OUTRO papel com a assinatura do promotor e (finalmente) o prémio que poderia ser usufruído em qualquer ginásio Holmes Place, da cidade do Porto: Constituição, Boavista ou Arrábida Shopping.
O participante tinha sempre direito a um dos prémios: 3 a 10 dias no ginásio ou 5 massagens.

Pode-se dizer que valiam a pena as viagens entre os expositores, os numerosos papéis que nos passavam pelas mãos e o tempo dispendido, que isto das novas tecnologias em experimentação não é um processo rápido e eficaz à primeira. Ai não não…

Apenas mais uma informação para os curiosos: o custo deste dispositivo incluindo vários serviços é de (no minimo) 70€ diários, sem contar, logicamente, com o meio em si, que deverá ser um Muppi, um suporte similar ao da foto ou um outdoor.

Para mais Informações:




PUBLIPAN


Publipan é uma empresa espanhola que procura expandir-se em Portugal.
A empresa surge com um conceito inovador: Dinamizar os tradicionais sacos de papel usados para transportar o pão.
Mas como? Perguntam vocês, leitores assíduos deste Blog (pelo menos 1 tenho=P )
Como sabem, toda a gente está farta de ser atulhada de publicidade, bla bla bla, os meios tradicionais já não surtem nenhum efeito, bla bla bla, técnicas inovadoras precisam-se!!
Surge assim a Publipan, com uma auréola e asinhas, como anjo da guarda da publicidade tradicional, trazendo consigo: Publicidade em sacos de pão!


A empresa explica a razão do novo meio:


- O acto de comprar pão é um hábito diário e obrigatório na maioria das famílias;
- Esta Publicidade é entregue em mãos, e chega a casa do público-alvo passando primeiro nas ruas, marcando presença;
- Publicidade directa que é colocada em cima da mesa quando se tomam decisões familiares (hora do almoço e jantar); neste local todos os membros da família vêm o saco;
- 97,3% da população come pão. 70% dos compradores de pão são mulheres, que normalmente são as decisoras do consumo de produtos familiares;
- Este meio é mais barato que outros meios menos eficazes
- A distribuição dos sacos é feita pela empresa e entregue gratuitamente nas padarias, que ficam a lucrar, visto pagarem os sacos tradicionais;


Os sacos são divididos em 44 espaços com dimensões de 5,5cmx5,5cm. Os anunciantes podem optar por comprar vários espaços conforme a publicidade, tendo cada um deles o preço de 125€. Este preço inclui 30.000 exemplares e paga uma quinzena de publicidade. Se o anunciante pretender o saco completo tem um pequeno desconto e pagará 3.600€.
Com o intuito de manter o saco durante mais tempo na casa dos consumidores, a publipan reserva 2 espaços do saco para sudoku e para uma receita, que podem ser patrocinados por qualquer empresa.
O design e concepção da publicidade serão encargo da Publipan, assim como a escolha das cores. Os sacos só apresentam 2 cores: preto e vermelho/azul/verde/laranja.


Para os interessados:
www.publipan.pt








XTREME JET BOAT RIVER SAFARI – EXPECT THE UNEXPECTED



Xtreme Jet Boat River Safari é uma empresa que nos leva “ do centro da cidade para o coração da emoção”, entenda-se emoção forte, entusiasmo, adrenalina!!!
Esta empresa propõe uma aventura inesquecível de 25min a bordo de um jet boat, um barco com capacidade de 12 pessoas (piloto profissional incluído), movido por um motor de 400Cv, que utiliza um sistema de propulsão a jacto, expelindo cerca de 400 litros de água por segundo.
Os passageiros aprendem as condições de segurança e embarcam no jet boat dirigido por um piloto profissional. Segundo a promotora (bastante entusiasta), o mais emocionante é não saber o que vai acontecer no minuto seguinte, visto ser o piloto que decide a velocidade e manobras do barco.
Esta viagem requer reserva de 4 pessoas no mínimo, apresentando um preço de 35€ por pessoa (se forem muitas pessoas e se mandarem um email a pedir com jeitinho o preço pode descer para os 20€). Geralmente a viagem é feita no Douro, mas pode-se fazer outras propostas, sujeitas a aumento de preço.

Para os interessados numa experiência arrebatadora, extasiante e cheia de adrenalina!!!!!
http://www.xtremejet.pt/
oporto@xtremejet.pt
+351 932 623 389




Meras Opiniões:


  • A segworldway é uma empresa com uma boa estratégia de marketing, que aposta fortemente na sua imagem e além de ser recente já aposta na responsabilidade social. Muitos Parabéns e Boa Sorte!
  • A Holmes Place deveria formar os promotores. Primeiro, para terem uma postura mais profissional e depois para saberem como funciona a tecnologia que a empresa promove, assim como os serviços da própria empresa. Na feira do empreendedor estavam 2 promotores: um do sexo feminino que só servia de manequim e um do sexo masculino que não sabia dar informações e conseguia criticar ainda mais a tecnologia do que os próprios participantes (quando não funcionava em condições).
  • Os responsáveis da tecninet deveriam sair menos vezes do stand, correndo o risco de perderem clientes que não obtinham respostas às suas dúvidas
  • A Publipan ganhava se tivesse promotores simpáticos. O senhor que estava a atender os visitantes era antipático e estava a comer pão enquanto falava. Acho que não é preciso dizer mais nada...
    Os suportes informativos que cediam eram bastante esclarecedores, no entanto (e chamo a atenção também para o site) vê-se que foram traduzidos (e mal!) de espanhol para português, encontram-se lá palavras espanholas no meio de um texto português, para não falar em palavras portuguesas mal escritas, que mais valia estarem em espanhol.
  • Gostei da energia da promotora da Xtreme Jet Boat River Safari, tinha o espírito correspondente ao da empresa e falava como se a experiência de andar no jet boat fosse a mais entusiasmante de sempre. Se eu descrevesse esta empresa seria desta forma “!!!!!!!!!!!!!!!!”

  • Eu sei, eu sei... Isto não faz parte do desafio =)

1 comentário:

SEGWORLDWAY disse...

Obrigado pelas suas simpáticas palavras sobre a segworldway. Poderá manter-se actualizada no novo blog: segworldway.blogspot.com

Votos de sucesso e continue com o seu excelente blog.